Como Calibrar o Pulverizador para uma Pulverização Eficiente e Segura

1 Fev 2024

A calibração do pulverizador é um processo fundamental para garantir a eficácia da aplicação de pesticidas nas culturas agrícolas. Sem uma calibração adequada, o produto fitofarmacêutico pode não ser distribuído de maneira uniforme e, como resultado, pode haver áreas que não recebem a quantidade necessária de pesticida, enquanto outras áreas podem receber em excesso, o que pode causar fitotoxicidade às plantas e contaminar o meio ambiente.

Importância da Calibração

A calibração do pulverizador deve ser realizada no início da campanha, para garantir que o produto fitofarmacêutico seja aplicado corretamente e de forma eficiente ao longo de um ciclo cultural. Com a calibração adequada do pulverizador, é possível:

  • Maximizar a eficácia dos pesticidas;
  • Reduzir o desperdício de produtos fitofarmacêuticos;
  • Manter as plantas saudáveis;
  • Proteger o meio ambiente.

Procedimento da Calibração

O procedimento da calibração do pulverizador pode ser dividido em três etapas:

1. Determinação do débito dos bicos:

O débito dos bicos é a quantidade de produto pulverizada por unidade de tempo. Para determinar o débito dos bicos, é necessário utilizar um recipiente graduado, como um copo ou uma proveta graduada.

2. Determinação da velocidade de avanço:

A velocidade de avanço é a distância percorrida pelo pulverizador num determinado tempo. Para determinar a velocidade de avanço, é necessário um cronómetro e uma fita métrica.

3. Determinação da cobertura de pulverização

A cobertura de pulverização é a quantidade de gotas depositada no alvo (a sua cultura, por exemplo, as folhas ou os frutos). Para determinar a cobertura de pulverização, é necessário utilizar papel hidrossensível.

Conclusão

A calibração do pulverizador é um processo importante para garantir a eficácia e segurança da pulverização. Ao seguir os procedimentos neste artigo, poderá calibrar o seu pulverizador de forma correta e eficiente.

Em baixo pode visualizar o vídeo e acompanhar passo a passo todas as operações que deverá considerar para a calibração do seu pulverizador.

A calibração do pulverizador é um processo essencial para garantir que os pesticidas sejam aplicados de forma eficaz e segura nas suas culturas.

Ao realizar a calibração do seu pulverizador, é essencial levar em consideração diversos aspetos. O equipamento utilizado, o método de calibração, a meteorologia, o alvo desejado, o pesticida utilizado e o operador são fatores fundamentais para garantir a eficácia e segurança da pulverização. Nestes aspetos, reside a chave para maximizar a eficácia dos pesticidas, reduzir desperdícios, manter a saúde das plantas e proteger o meio ambiente.

Divulgamos conhecimento!