Preparar o Pulverizador para a Campanha: 5 passos essenciais para garantir a eficácia dos pesticidas

1 Mar 2024

Este artigo irá ajudá-lo a preparar o seu pulverizador para a campanha de pulverização que se aproxima?

A preparação do seu pulverizador para a campanha de tratamentos que se aproxima é uma etapa fundamental para garantir que este se encontra em perfeitas condições. Assim, ao seguir os passos descritos neste artigo, irá conseguir evitar problemas inesperados garantindo a eficácia dos pesticidas que aplicar.

Para garantir que o seu pulverizador se encontra em boas condições de funcionamento, é importante verificar os filtros, a bomba, o manómetro, os bicos de pulverização e a lubrificação.

Não se esqueça, que todo o tempo que dedicar ao seu pulverizador agora, será compensado depois, minimizando problemas (por exemplo, entupimentos) durante os tratamentos e a consequente poupança financeira e de tempo que conseguirá através da eficácia dos pesticidas.

Passo 1 | Filtros

Os filtros são essenciais para manter o sistema de pulverização livre de impurezas que podem causar danos ao pulverizador ou prejudicar a qualidade da pulverização. Verifique todos os filtros do pulverizador. Se estes se encontrarem sujos ou danificados, limpe-os ou substitua-os.

Além dos filtros, deve também verificar os vedantes. Estes, caso se apresentem dilatados, ou não impeçam a entrada de ar no circuito, devem também ser substituídos.

Passo 2 | Bomba e Comando Regulador de Pressão

A bomba e o comando regulador de pressão são componentes que fornecem a pressão de trabalho, durante um tratamento. Verifique se não há fugas em todo o pulverizador e se a bomba está a fornecer a pressão adequada. Se houver problemas, deverá pensar em realizar uma revisão, a estes componentes, antes do início da campanha.

Junto à bomba, também pode encontrar o amortecedor de pressão (ou também conhecido por compensador de pressão, ou vulgarmente designado ‘balão’ da bomba) deve conter a pressão adequada para a pressão de trabalho que regularmente utiliza (para saber a pressão, consulte o manual do seu pulverizador). Caso, verifique que está a sair água pela válvula do amortecedor da bomba, então deverá substituir a membrana que existe dentro desta.

Passo 2 | Manómetro de Pressão

O manómetro de pressão é um componente chave para a regulação da pressão do pulverizador. Verifique se o manómetro está bem posicionado e se funciona corretamente. Verifique, também, a agulha do manómetro, se esta marca ‘0’ bar, quando o pulverizador não se encontra em funcionamento e, se não apresenta pulsações quando o pulverizador está em funcionamento, caso contrário, deverá substituir o manómetro.

As pulsações podem ter outras causas, além do mau funcionamento do manómetro, como, por exemplo, os vedantes dilatados ou a falta de ar no amortecedor da bomba.

Passo 2 | Bomba e Comando Regulador de Pressão

Os bicos são responsáveis pela distribuição uniforme dos pesticidas. Verifique que o débito dos bicos está conforme as tabelas de referência dos respetivos fabricantes. Se estes apresentarem desgaste, ou se se encontram danificados, substitua-os (para efeitos do seu ensaio de débito, considere 10% para a tolerância ao débito de referência do fabricante dos seus bicos de pulverização).

Para realizar a calibração do seu pulverizador, certifique-se que o volume de calda é o adequado à sua cultura, ao desenvolvimento vegetativo que esta apresenta e, ao produto fitofarmacêutico que irá utilizar. Assim, verifique a velocidade de avanço, o débito dos bicos de pulverização e o caudal de ar (caso se aplique), para obter uma distribuição uniforme das gotas produzidas no alvo biológico. Pode recorrer às ferramentas que estão disponíveis no nosso website para calcular os diferentes parâmetros para a calibração do seu pulverizador.

Considere os fabricantes dos bicos listados em baixo, para consultar as tabelas de débito nominal. Estes são os fabricantes dos bicos de pulverização mais utilizados em Portugal.

Passo 5 | Lubrificação do Pulverizador

Existem vários pontos de lubrificação no pulverizador que precisam ser verificados regularmente. Consulte o manual do seu pulverizador para obter instruções sobre como lubrificar o seu pulverizador.

Além dos pontos de lubrificação do pulverizador, verifique também os pontos de lubrificação do veio de transmissão de potência (ou veio de cardan) que usa regularmente com o seu pulverizador.

Ao seguir estes passos, ajuda a garantir que o seu pulverizador está em boas condições de funcionamento, adequado à sua cultura e pronto para a campanha de pulverização que se aproxima.

Preparar o pulverizador para a campanha de pulverização é essencial para a eficácia dos pesticidas. Solicite já a calibração ou a inspeção do seu pulverizador para garantir que está em boas condições de funcionamento e evitar problemas inesperados.

Divulgamos conhecimento!